segunda-feira, 26 de julho de 2010

Gyozá


Ingredientes



Massa de gyoza
300 g farinha de trigo
150 ml de água morna

Recheio
200 gr de batata(doce) cortada em cubos pequenos
100 gr de cenoura cortada em cubos pequenos
100 gr de cebola roxa picada
70 gr de maçã picada
10 gr de curry
30 ml de shoyu
40 ml de sakê mirin
10 gr gengibre picado
sal à gosto
24 folhas redondas de massa para gyozá
50 ml de óleo vegetal

Modo de preparo

Massa
Em uma vasilha, misture a farinha e a água aos poucos e vá misturando com as pontas dos dedos até formar uma bola, que não pode ficar seca demais – se for necessário, molhe as mãos e continue sovando até formar uma bola. A massa deve ficar lisa e homogenea.
Deixe descansar embrulhada em uma toalha em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos. Abra a massa, formando um cordão de 30 cm; corte com a faca fatias de 2 cm e abra cada pedaço em forma de botão. Depois, faça círculos finos de 7 a 8 cm de diâmetro. Se achar muito trabalhoso, abra a massa bem fina na máquina de macarrão e corte com a boca de um copo (de 7 a 8 cm), da mesma maneira que se faz pastel (embora não fique tão bom desse jeito).

Recheio
Refogue em óleo quente o gengibre e a cebola picada, até dourar. Adicione o curry em pó e misture até ficar homogêneo, acrescente em seguida a batata, a cenoura e a maçã, deixe refogar por cinco minutos adicione em seguida o mirin e o shoyu, cozinhe por quin zé minutos e adicione água morna se for necessário. Corrija o sal e reserve. Quando o recheio estiver frio coloque uma colher do mesmo em uma folha da massa e feche como se fosse um risolis. Esquente uma frigideira com pouco óleo e grelhe rapidamente dos dois lados. Acrescente 100 ml de água diretamente na frigideira e tampe para terminar o cozimento. Sirva quente.

Rendimento
4 porções



Fotos Rogério Voltan
Rendimento serve 4 pessoas
Tempo de preparo 45 min

Ingredientes

20 folhas de massa de guioza (à venda em lojas de produtos orientais)(*)
½ cebola finamente picada;
½ alho-poró finamente picado; 

1 talo de salsão picado;
½ cenoura picada;
100 g de shitake picado;
100 g de abóbora japonesa, cozida e passada em peneira fina;
1 colher (sopa) de manteiga vegan;
½ colher (café) de óleo de gergelim torrado;
1 colher (café) de salsinha picada;
1 colher (chá) de Catupiry vegetal
50 ml de saquê;
Umas gotas de shoyu (substitui o hondashi da receita original tempero à base de peixe);
1 pitada de 7 spices (mix de condimentos com gergelim branco, gergelim preto, casca de laranja, pimentas e gengibre, à venda em lojas de produtos orientais);
sal a gosto. 


Modo de fazer
1 Num wok, aqueça a manteiga e o óleo de gergelim torrado. Refogue a cebola, a cenoura, o salsão e o alho-poró. Adicione o shitake e flambe com o saquê. Ajuste o sal e junte o shoyu, o tempero 7 spices e a salsinha. Incorpore o purê de abóbora e o Catupiry.
2 Coloque o recheio no centro da massa, pincele as bordas com água e feche, formando pequenos pasteizinhos. Frite em gordura vegetal, que confere à massa uma textura mais crocante e sequinha. Ou, se preferir, cozinhe no vapor.
3 Sirva com molho agridoce à base de shoyu, limão, laranja. 


(*)Massa:

300g de farinha de trigo
cerca de 200ml de água fervente

Peneire a farinha e faça uma cova no meio. Despeje a água aí e misture com colher até formar uma massa farofenta. Dependendo da marca da farinha pode ser necessária mais ou menos água. Se a temperatura estiver suportável, vá amassando a massa para verificar a necessidade de agregar mais água. Precisa ficar uma massa maleável . Despeje na mesa e vá sovando até ficar macia. Não fica totalmente lisa, é uma massa bem rústica. Cubra com pano de prato bem torcido e deixe descansar por 1 hora.

Divida a massa em dois e abra cada porção num cordão de cerca de 2 cm de espessura. Corte fatias de 1 cm e abra cada um na mesa bem enfarinhada com rolo também bem enfarinhado. Abra num círculo de 5cm e depois vá abrindo só as beiradas até que fiquem bem finas, transparentes. O meio vai ficar ligeiramente mais “gordinho”. Repita com todas as fatias da massa até acabar.
rende 32 discos.

Vídeo onde pode ver como dobrar a massa










Guiozá

O Guiozá é formado por uma massa dobrada recheada com # ou vegetais e que pode ser cozida na água ou no vapor ou frita em óleo. Servida sozinha ou em sopas e caldos, constitui um dos pratos mais apreciados da cozinha chinesa. Seus recheios podem incluir # ou #, cogumelos secos e vegetais diversos com molhos especiais. Como são cozidos fechados, o aroma e sabor do recheio permanecem após o cozimento, garantindo a excelência do paladar. Muito consumida no Norte da China e indispensável em festividades e principalmente nas comemorações de Ano Novo, seu formato lembra o de antigos lingotes chineses de ouro, por isso seu consumo é relacionado com a aquisição de prosperidade e riqueza.
Conhecido no Japão como “Gyozá”, pronúncia derivada do dialeto de Shandong (giaozi), o Guiozá já era consumido na China durante a Dinastia Tang (618-907). A versão japonesa, Guiozá, é na maioria das vezes apresentada com uma massa muito fina, quase transparente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que blog mais lindo,apetitoso e delicioso Malu! Ameiiiii!E ja recomendei!
Bjs Luka