domingo, 15 de agosto de 2010

Molho Madeira

(a foto não é da receita)

Ingredientes
1 folha louro
1/3 xícara (chá) cheiro verde
1/2 cebola
1 xícara (chá) água
1/2 xícara (chá) leite vegetal (não-adoçado!)
1 coher (sopa) shoyu
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 xícara (chá) vinho madeira ou tinto seco (vegano)
1 pitada Cominho
1 pitada Noz Moscada
1 pitada generosa Pimenta do Reino
1 colher (chá) Azeite
q.b. sal

Preparo
Aqueça o azeite numa panela e acrescente a cebola e a folha de louro. Refogue até dourar. Acrescente o cheiro verde, cominho, noz moscada, pimenta do reino, mexa e coloque a água. Deixe ferver. Retire a folha de louro e bata no liquidificador com duas colheres de farinha de trigo até homogeneizar (isso é um caldo de legumes bem encorpado).

Volte para a panela e acrescente o vinho, shoyu, leite vegetal e sal. Deixe ferver por cinco minutos mexendo sempre, para não empelotar.

Notas
O molho madeira original não é nem um pouco vegetariano, por tratar-se de um demi glace baseado em carnes, com cozimento lento, etc. O que temos aqui é uma adaptação vegana e mais prática, que tem o vinho como elemento principal de sabor e se assemelha em sabor e textura aos molhos madeira disponíveis no mercado, com o mesmo tipo de aplicação.

Outros vegetais como cenoura e tomate na fase do refogado podem ser incorporados para ressaltar a cor. Caso prefira, toste a farinha antes de adicionar o caldo à panela, como no molho bechamel.

O ideal é utilizar um vinho madeira (uva "tinta negra mole"), mas como nem sempre é possível encontrar, o vinho tinto seco (cabernet sauvignon, carmenere ou até mesmo bordeaux) pode ser usado. Certifique-se de utilizar um vinho vegano

Sugestão de consumo: doure fatias de tofu no azeite, assim como lascas de champignon. Acrescente uma lata de ervilhas (escorrida) e um pouco de tofu defumado cortado bem fino. Coloque molho suficiente para cobrir tudo e sirva com arroz integral.

Também pode ser usado como molho de risoto, de batatas, vegetais grelhados, assado de nozes, etc.

Fonte: VegVida

Sem comentários: