sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tahine

Tahine
Pasta de sementes de sésamo

No Meio Oriente existe um molho muito saboroso, usado como acompanhamento de comidas ou como acompanhamento na hora dos aperitivos. O Tahine é um molho a base de gergelim (sésamo), muito popular nas terras árabes. Ele é, para esclarecer, como uma manteiga de sésamo, muito saborosa e que trará à sua mesa o sabor das receitas de comidas árabes; uma recomendação, quando você prepare uma deliciosa receita de kebab, incorpore nele um pouco de Tahine, e certamente será um arraso.

Comece tostando o gergelim. Eu tosto numa frigideira, lume baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até que a cor e o cheiro mudam e as sementinhas estalam entre os dentes. Uso gergelim branco com casca, acho mais gostoso. Você pode usar também o preto (cuidado para não queimar! Como é preto, não vemos a mudança da cor!) ou o descascado (que se queima muito rápido, também é preciso cuidado e fogo ainda mais baixo.) Não gosto de usar o forno porque é facílimo de queimar, e o gergelim queimado tem um gosto amargo, péssimo.

Para fazer tahine pode ficar um longo tempo pilando no almofariz/pilão ou então bater mais tempo no liquidificador. Se usar o liquidificador, cuidado para não queimar o motor. É preciso sempre bater pequena quantidade de cada vez; bata um pouco; vai agarrar; desligue, mexa com o cabo da colher, bata mais um pouco, desligue, mexa, e repita isso até virar um creme. Retire o creme do liquidificador, coloque mais um pouco de gergelim e repita tudo. Dá tanto trabalho que desisti e hoje compro (quando compro) o tahine já pronto.


(a minha receita)
200g de sementes de sésamo demolhadas e tostadas
1 pitada de sal marinho ou flor-de-sal
sumo de limão q.b.
1 dente de alho (pequeno) esmagado
água q.b.

Triturar as sementes até ficar  com consistência cremosa e até um pouco espessa, Temperar e misturar bem. No processador coloca todos os ingredientes e vai adicionando a água até ter a consistência desejada.


Ingredientes
6 c. sopa de sementes de sésamo
Água
sal integral/flor-de-sal
gengibre, quantidade segundo seu gosto(opcional)

Preparação
Torre as sementes de sésamo, com o lume bem baixo e sem óleo. O torrado será bem rápido, uns três minutos somente.
Leve as sementes, ainda quentes, ao processador, até obter uma pasta com a consistência da "manteiga".
Tempere e adicione a água, pouco a pouco, mexendo para que a mistura fique bem homogénea. Verá qual a consistência desejada, e segundo ela, adicione mais ou menos água.
Pronto!
Pode guardá-la no frigorifico/geladeira por até três dias, e se quiser, pode trocar o sal pelo melaço e assim ter uma "manteiga" doce.
Pode usá-la com pão integral e ficará óptimo.



Ingredientes:
½ chávena/xícara de chá de sementes de sésamo (gergelim)
1 pitada de sal marinho integral
água morna
1 colher de chá de óleo de sésamo

Preparação:
Triture as sementes de gergelim com o óleo e o sal, num processador ou liquidificador, e adicione água morna até que fique como uma pasta.
Sirva como acompanhamento de saladas ou Torradas integrais


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo gergelim
3 colheres (sopa) de sumo/suco de limão
1 dente de alho amassado
Água gelada (o necessário)
Sal a gosto

Preparação:
Numa tigela, juntar o óleo de gergelim, o alho amassado, sal a gosto e misturar bem. Juntar o suco de limão e misture. Aos poucos, vá acrescentando água gelada, misturando sempre, até o molho ficar ralo e esbranquiçado.


... com Missô:
3 colheres de sopa de tahine cru;
1 colher de sopa de missô;
Cebolinha, salsa e hortelã.

Preparação:
Misture o missô e o tahine com a cebolinha, a salsa e a hortelã, picadinhos. Acrescente colheres de água mineral e bata até formar um creme.


.. com Ervas:
½ cháv/xic de gergelim hidratado;
½ cháv/xic de água mineral;
Cebolinha, salsinha, mangericão, alecrim;
Sal marinho e limão a gosto

Preparação:
Bata primeiro o gergelim com a água até virar um creme e adicione os temperos

Sem comentários: