domingo, 1 de janeiro de 2012

Vegarela - Mozarela Vegana

Vegarela - Mozarela Vegana
Ingredientes:

- 1 xícara de polvilho doce
- 1 xícara de polvilho azedo
- 2 colheres de sopa de purê de mandioquinha
- 2 xícaras de água
- 6 colheres (de sopa) de azeite de oliva ou óleo
- sal à gosto (+/- 1 colher de sopa)

Preparo:
Bater no liquidificador ou processador a mistura de água com os polvilhos, o sal, o azeite e a mandioquinha. Passar a mistura (que fica bem líquida mesmo) para uma panela antiaderente e, no fogo alto, ficar mexendo até que forme uma massa dura e se desprenda totalmente da panela (não pode parar de mexer (demora uns 3 minutos até que endureça).
Depois disso retire essa massa, dê a forma que quiser e retorne ao fogo baixo pra dourar os lados. Deixar 1 dia(ou mais) na geladeira antes de consumir.


Ingredientes

1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras de água
6 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto (aproximadamente 1 colher de sopa)
Temperos a gosto (usei pimenta-do-reino, curry e um pouco de noz moscada)

Preparo

Bata no liquidificador ou processador a mistura de água com os polvilhos, o sal, os temperos, o azeite e o amido. Passe a mistura (que fica bem líquida mesmo) para uma panela antiaderente e, no fogo alto, mexa até que forme uma massa dura e se desprenda totalmente da panela. Não pode parar de mexer, demora uns 3 minutos até que endureça (foto abaixo).


Depois disso, retire essa massa e misture com a mão (espere esfriar um pouco para que consiga fazer isso) até ficar uniforme, molde como quiser (pode usar um recipiente plástico para isso). Retorne ao fogo baixo pra dourar os lados (opcional). Leve à geladeira já moldado (eu deixei a minha no potinho plástico), e consuma após 7 dias. Dura de 7 a 10 dias na geladeira (além dos 7 dias de espera).






Rendimento: 500 g

Fonte: Tomate Cru - Foto: Karen Figueiredo - (receita do grupo Receitas Veganas do Facebook)

2 comentários:

Amelie disse...

Olá :)
Desculpem a pergunta,mas, podem dizer-me o que é polvilho? Sou portuguesa e desconheço esse nome. Obrigada.

Anónimo disse...

Amelie, pesquisei na internet e achei isso aqui

"O polvilho, também chamado de fécula de mandioca, é o amido da mandioca.

O polvilho azedo é um tipo modificado por processo de fermentação e secagem solar, apresentando características bem diversas do polvilho doce."

basicamente, é aquele pozinho que a gente usa pra fazer pão de queijo caseiro, tipo amido de milho mesmo, mas nesse caso de mandioca. beijos!