quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Chapati

... de Farinha de Arroz

Ingredientes
500 g de farinha de arroz
1/2 litro de água
leite de coco espesso
sal marinho a gosto

Preparação
Numa panela com tampa, ferva a água com o sal. Quando levantar fervura, coloque a farinha, mexendo e faça formar um buraco no centro, onde deve ser colocada uma longa colher de pau; tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos. Destampe e misture bem. Remova do fogo.
Esfrie e misture bem a farinha, sem adicionar nenhuma água. Faça com as mãos pequenas bolas.
Espalha farinha de arroz numa mesa e, sempre amassando, transforme as bolas em chapatis muito finas. Acerte as pontas para que se tornem redondas.

Esquente uma chapa e coloque nela as chapatis: asse de um lado e de outro, deixando inchar. Retire da assadeira e mergulhe no leite de coco antes de servir.


... de Farinha de Trigo

Ingredientes
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
2 cc de sal marinho
3/4 de xícara de chá de água morna
3 cc de ghee ou manteiga vegetal

Preparação
Numa tigela, misture a farinha e o sal. Adicione a água e trabalhe bem a massa até que não grude nas mãos. Se estiver muito seca, acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique bem fofinha.

Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e trabalhe bem a massa até que fique elástica. Faça uma bola, coloque numa tigela ligeiramente untada com óleo e cubra com um pano úmido. Deixe descansar por 30 minutos.

Mais uma vez, polvilhe com farinha uma superfície lisa, trabalhe a massa mais uma vez e divida em 10 a 12 bolas. Abra as bolinhas em discos bem fininhos com um rolo de macarrão. Aqueça uma frigideira untada grande, coloque os discos, um por vez, e cozinhe dos dois lados cerca de 1 minuto cada lado.

Espalhe ghee num dos lados do pão, e coloque numa cestinha.

Cubra com um pano para mantê-lo aquecido até a hora de servir.



normalmente o chapati já começa a formar bolhas e inchar quando você coloca na frigideira --experimente colocar direto na chama já na 1ª vez que for virar. O chapati pode não inchar por alguns motivos, como por exemplo a massa estar ainda um pouco pesada (pode estar com muita farinha por exemplo). Experimente começar com a massa bem pegajosa e sovar a massa por mais tempo, até que desgrude das mãos sem precisar adicionar farinha. Tente também mais um truque: abra a 1ª bolinha de massa com o rolo, a enrole novamente como se estivesse fazendo um canudinho de massa e abra a mesma uma 2ª vez. O objetivo é a massa ficar mais aerada e mais leve, e inchar de forma mais fácil. Só lembrando que o chapati estufa mas baixa logo, esta inchadinha é para deixar mais leve mesmo. O truque final é pegar o chapati com uma pinça de cozinha e colocar por alguns segundo direto na chama do fogão, virando rapidamente para o chapati estufar.

Sem comentários: