quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tiramisú


Ingredientes para o pão-de-ló:
145g de farinha integral
145g de fécula de batata
80g de açúcar demerara
250ml de água
60ml de óleo
1 colher de (sopa) fermento em pó
1 colher de (café) essência de baunilha

Ingredientes para o creme:
600ml de leite de soja sem sabor
30g de farinha comum
15g de fecola de batata
30g de margarina sem sal
60g de açúcar demerara
300g de creme de leite de soja

Para molhar o pão-de-ló
café (forte)

 Modo de Fazer o pão-de-ló:
 Numa tigela misture primeiro todos os ingredientes secos, depois em seguida coloque os ingredientes liquidos sempre mexendo tudo muito bem. Coloque a massa numa forma retangular untada com margarina e polvilhada de farinha de trigo, leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos.
         
 Modo de Fazer o creme: 
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem para que não forme pelotas. Coloque em seguida numa panela e comece a mexer com o auxilio de uma colher de pau até que o creme esteja pronto. Desligue e deixe esfriar completamente, acrescente então o creme de leite de soja.

Montagem do tiramisu: 
Corte a massa em 3 camadas e depois corte-o em tiras de mais ou menos 3cm de largura por 4cm de comprimento. Ir molhando no café cada tira da massa, em seguida colocar por cima o creme e polvilhar com cacau em pó, depois ir fazendo as outras camadas até terminarem os ingredientes sendo que na ultima deve ser o cacau em pó. Leve a geladeira o tiramisu e sirva gelado.

Obs: No tiramisú original usa-se biscoitos tipo champanhe para fazê-lo, mas as vezes é dificil de se encontrar biscoitos sem leite e ovos e portanto resolvi fazer esse doce com o pão-de-ló, para poder transforma-lo totalmente em vegano.

Sem comentários: