sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Piadina


Ingredientes 
500g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1/3 de xícara de chá azeite de oliva (mais ou menos )
Água morna (em média, a metade do volume da farinha)

Preparação:
Misture a farinha, o sal e o bicarbonato. Em uma superfície, coloque a mistura e abra um buraco no meio. Despeje a água morna e o azeite aos poucos e vá amassando com as mãos, até obter uma massa homogénea. Sove até que fique lisa.
Divida a massa em cinco partes e enrole-as em formato de bola. Deixe descansar por 15 minutos. Com a ajuda de um rolo, abra as massas até que fiquem com cinco milímetros em média. O formato final deve ser redondo, como um pão árabe.

Coloque a piadina em uma frigideira anti-aderente ou em uma chapa previamente aquecida e deixe cozinhar até que alguns pontos escureçam. Vire a piadina e cozinhe do outro lado.
Atenção: Durante o processo de cozimento, algumas bolhas podem se formar. Estoure-as com a ajuda de um garfo. A piadina ideal é bem macia por dentro, mas sem ser molenga.


Ingredientes:

Massa
4 xícara(s) de chá de farinha de trigo
1 colher(es) de café de bicarbonato de sódio
1 colher(es) de sopa de sal
2 colher(es) de sopa de azeite extra-virgem de oliva
1 copo(s) de água

Recheio
800 grama(s) de tofu temperado
2 tomates fatiados
Folhas de manjericão

Preparo:
Massa
Coloque a farinha em forma de pirâmide sobre a mesa e, com os dedos, cave ao meio. Espalhe por toda a farinha o bicarbonato de sódio e o sal. No buraco coloque o azeite extra-virgem e um pouco da água.
Com a ponta dos dedos, misture a farinha de dentro para fora e vá acrescentando o restante da água pouco a pouco. Ao finalizar a água, trabalhe a massa energicamente com as mãos por aproximadamente cinco minutos ou até que fique lisa, homogênea e elástica.

Divida a massa em porções com a ajuda de uma faca. Com as mãos, faça bolinhas bem firmes como as de pizza e deixe repousar por 30 minutos cobertas com um pano úmido.
Espalhe um pouco de farinha sobre a mesa e coloque a bolinha ao centro. Amasse-a com as pontas dos dedos até que fique bem fina.
Com a ajuda de um rolo, abra a massa em forma de disco como uma pizza. Leve a massa numa pedra bem quente ou em uma frigideira teflon pré-aquecida e faça um pré-cozimento. Retire do fogo e reserve.

Recheio
Recheie os pães com o tofu, depois as rodelas de tomates e, por último, o manjericão. Dobre ao meio e leve ao fogo novamente deixando que doure dos dois lados.
Corte ao meio e sirva ainda quente.



Para a piadina tradicional:
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de leite vegetal

Para a piadina integral:
Ingredientes:
Use 1½  xícara (chá) de farinha branca e 1½  xícara (chá) de farinha integral
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 ¼ xícara (chá) de leite

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por 3 minutos, no máximo. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Se não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme. Cubra a massa que será usada com um pano de prato húmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado.

Sem comentários: