terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Cozinha ética sem desperdício: Talos, cascas, folhas e sementes transformam-se em receitas deliciosas


Talos, cascas, folhas e sementes transformam-se em receitas deliciosas
  • Pães
Não deite fora pães duros ou torradas. Triture os pães até formar pão ralado. Em seguida, misture o pão ralado com ovos batidos. Faça algumas bolinhas e frite em óleo bem quente.

  • Bolos e bolachas
- Corte pequenos pedaços com as mãos e forme pequenas bolinhas. Derreta 150g de chocolate meio-amargo, tempere (mexa até que, em contacto com os lábios, ele esteja frio) e banhe nele as bolinhas de massa. Deixe secar por 10 minutos no frigorífico.
- Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace e guarde em vidros fechados. Utilize para preparar pavês, coberturas de bolos, tortas e outras receitas.
  • Arroz
Bolinhos de Arroz: Junte o arroz que sobrou a um pouco de leite vegetal, 2c. de sopa de linhaça em pó batida com 5 c. de sopa de água, acrescente um pouco de tofu temperado com shoyu e cheiro-verde picado a gosto. Acrescente farinha ou pão ralado até ficar consistente, coloque um pouco de fermento e frite às colheradas em óleo não muito quente para que o meio não fique cru. Escorra em papel absorvente e sirva quentinho.
Pode assar.

Sobras de arroz
Aqueça 3 colheres de sopa de margarina. Junte 2 colheres de sopa de hortelã, salsa ou coentros, picados e 3 chávenas de chá de sobras de arroz. Misture bem e deixe por 5 minutos, até aquecer.

Arroz enriquecido
Cozinhe o arroz normalmente e, durante o cozimento, acrescente uma ou duas colheres de sopa de farelo de trigo. Com arroz que sobrou do jantar podemos fazer: bolinhos e risotos;

  • Talos, cascas ou folhas
- Use talos de agrião, brócolis, couve-flor, cascas de batatas, de berinjelas, , beterraba, brócolis e salsa,  entre outros, que provavelmente seriam deitados fora, contêm fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa. 


- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com temperos.

- Quando prepara uma salada, geralmente inutiliza os talos do agrião.
Experimente cozinhá-los com caldo de vegetais. De seguida passe tudo no liquidificador e coe (os talos são muito fribosos). Leve o caldo de novo ao lume até ferver, retire do lume e acrescente um pacote de natas de soja.
- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.


- Casca de BatataFrite-as bem em óleo quente e sirva como aperitivo.

- A abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: cascas, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão;
  • Farelo de trigo: 
É rico em proteína, ferro e vitaminas do complexo B. Pode ser usado para enriquecer mingaus, sopas, bolos, pães e biscoitos.


  • Cascas e entrecascas de frutas: 
- Você pode usar cascas de abacaxi, tangerina e entrecascas de melancia, abóbora e maracujá para fazer doces e outras preparações. Sem esquecer, no entanto, que é importante lavar tudo muito bem em água corrente.
- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.
- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.
- Com as cascas das frutas, pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

- Cascas de Maçã: Utilize-as para fazer um chá.

-  Frutas bem maduras podem virar doces, sucos, bolos e vitaminas;

  • Sementes: 
Podem ser utilizadas sementes de abóbora, girassol e melancia. É indicado torrá-las e podem ser consumidas puras ou misturadas aos alimentos. A semente de abóbora, por exemplo, além de ser rica em ferro e proteínas, pode ser usada no tratamento de verminose.


  • A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a para fazer purê.
  • Quando for usar uma metade de abacate, deixe a outra com o caroço  isso evita que ela se deteriore com rapidez;
  • Não adicione bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas na água do cozimento para acentuar sua cor. Alguns nutrientes são destruídos por elas;
  •  Com outras sobras é possível fazer empadas, croquetes, tortas e recheios.

Sem comentários: