Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

Assado de lentilhas com pêras caramelizadas

Assado de lentilhas
Assado de lentilhas
Serve cerca de 4 a 6 pessoas

15 castanhas (prepare as castanhas, golpeando-as e colocando-as no microondas durante uns 4 minutos. Descasque)
1 chávena de lentilhas cruas
1 cebola
4 dentes de alho
¼ chávena de salsa picada
1 chávena de oleaginosas (tal e qual como a Sandra utilizei 2/3 cháv de nozes, o restante 1/3 utilizei sementes de girassol)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
1 ½ chávenas de flocos de aveia (triture no processador de alimentos, rende cerca de 1 ¼ a 1 ½ cháv de farinha de aveia)
Azeite, sal e pimenta preta
1 pêra
xarope de milho

Cozinhe as lentilhas em água, acrescentando um pouco de sal no final da cozedura. Deve demorar cerca de 30 minutos. Se demolhar as lentilhas durante a noite provavelmente em 20 minutos já estão prontas. Escorra bem a água e reserve. Toste 1/3 das nozes e as sementes numa sertã, sem óleo, e passe no processador. Toste o restante 1/3 das nozes e reserve.
Refogue a cebola e o alho em azeite. Assim que estiver macia e translucida, junte as castanhas picadas e a salsa. Salteie durante uns minutos, desligue o lume e junte as lentilhas cozidas, as oleaginosas trituradas, as sementes de linhaça, a farinha de aveia e uma pitada generosa de pimenta preta. Misture bem, prove e acerte o tempero a gosto. Passe 2/3 da mistura no processador de alimentos. Misture novamente com o resto da massa, e também com as nozes que não foram trituradas. Se a massa estiver muito seca, acrescente um fio de azeite.
Unte uma forma de bolo inglês. Coloque a massa na forma, e alise a superfície com uma espátula (ou as costas de uma colher). Asse a 180ºC durante uns 20 minutos, até a superfície ficar dourada e os lados da massa começarem a soltar-se da forma.
Enquanto o assado está no forno, lave e corte uma pêra em tiras. Não esquecendo de retirar o caroço, claro. E numa sertã antiaderente, com um fiozinho de mel salteie as fatias de pêra.
Depois de retirar do forno, deixe arrefecer um pouco e vire o assado de lentilhas para uma travessa de servir. Coloque as fatias por cima do assado de lentilhas, e leve novamente ao forno durante mais 10 minutos. Sirva acompanhado de batatas assadas e couves-bruxelas (sugestão abaixo).

Batatas e couves-bruxelas assadas
Eu utilizei um quantidade média de batatas para 4 pessoas, mas adaptem à vossa preferência

4 batatas médias (ou 3 grandes)
250g de couves-bruxelas
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 fio de mel
Sal marinho
Alecrim, picado
Pimenta preta

Prepare as batatas e corte-as em cubos. Retire as folhas menos boas das couves-bruxelas, lave-as e corte as maiores a meio. Coloque os vegetais numa travessa adequada para ir ao forno, e junte os temperos. Misture bem, envolvendo todos os vegetais e leve ao forno a 180ºC durante 40 a 50 minutos.

Receita adaptada

Sem comentários:

Enviar um comentário