quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tofu á Gomes de Sá

Receitas Regionais Portuguesas
Receitas tradicionais portuguesas, originais ou numa versão vegana
Receita Tradicional do Alentejo






Receita VeggyNice

ingredientes:

tofu
batatas
cebola
algas
alho
louro
salsa
azeitonas

Cortar as cebolas às rodelas e fatiar os alhos. Levar ao lume numa caçarola com azeite e louro até a cebola amolecer.
Juntar o tofu cortado em cubinhos, as algas demolhadas e temperar com sal grosso.
Cortam-se as batatas (se forem biológicas não se retira a casca) aos cubos e cozem-se a vapor durante cerca de 8 minutos. Juntam-se na caçarola até se impregnarem dos sucos da mistura, junta-se a salsa picada e as azeitonas e serve-se quente.



2
Receita Not Guilty Pleasure

Ingredientes (para 2 pessoas)

250g de tofu, aos cubos
4 folhas de louro pequenas
1 dente de alho grande, picado
1 cebola grande, em meias luas
1 cabeça de brócolo grande, apenas os floretes em pequenos pedaços
4 batatas de tamanho médio, em cubos
1 ramos de coentros, picado
Azeite q,b,
Sal, pimenta, alho em pó q.b.

Como preparar

Temperar o tofu com sal, alho em pó e pimenta e reservar. (Pode ser preparado umas horas antes ou deixar marinar de um dia para o outro)

Dar uma primeira cozedura nas batatas durante alguns minutos, apenas até ficarem tenras mas ainda apresentando alguma resistência ao garfo. Não deixar cozer em demasia para que depois não se desfaçam no forno.

Numa frigideira, em lume baixo, juntar um fio de azeite,  a cebola, o alho e as folhas de louro. Deixar amolecer e alourar durante uns 5 minutos e acrescentar o tofu. Aumentar um pouco o lume e saltear durante uns 3 minutos ou até ganhar alguma cor.

Numa travessa de forno juntar as batatas previamente cozidas, os brócolos, a cebola com tofu e parte dos coentros. Regar com um fio de azeite, temperar com sal, pimenta e um pouco de alho em pó e envolver tudo. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 20-30 minutos, mexendo de vez em quando para dourar de forma uniforme.

Retirar do forno, polvilhar com os restantes coentros e regar com mais azeite se necessário.



Este é um prato originário e típico da cidade do Porto,  muito apreciado pelo seu sabor e requinte, normalmente acompanhado com Vinho verde tinto ou Vinho do Douro tinto. É de preparação simples e relativamente rápida.
José Luís Gomes de Sá Júnior, nasceu no Porto a 7 de Fevereiro de 1851 e morreu a 31 de Janeiro de 1926. Negociante de bacalhau, sediou o seu negócio num armazém na Rua do Muro dos Bacalhoeiros, na Ribeira do Porto. Quando ofereceu esta receita que datará do princípio do século XX, ao seu amigo João, do restaurante Lisbonense, na Cidade Invicta, acrescentou ao manuscrito “João, se alterar qualquer coisa desta receita, já não fica capaz”.
Este é um prato originário e típico da cidade do Porto,  muito apreciado pelo seu sabor e requinte, normalmente acompanhado com Vinho verde tinto ou Vinho do Douro tinto. É de preparação simples e relativamente rápida.

Sem comentários: